Dica apimentada: A mágica da arrumação de Marie Kondo

Vou começar a resenhar alguns livros por aqui, os temas serão diversos e escolhi iniciar com organização.

Sempre fui organizada e a grande responsável por essa característica é minha mãe, que sempre frisava a importância de guardar as coisas no lugar devido depois de usar. Valia para brinquedos, pertences pessoais ou de uso comum na casa. Já na faculdade aprendi algo muito valioso com um professor. Ele sempre difundiu a ideia de que a estação de trabalho deve estar organizada (isso inclui os arquivos digitais também) de forma que qualquer um possa entender o trabalho/atividade caso necessário ausentar-se, independente do motivo.

A mágica da arrumação_capa

Capa do livro na versão em portuguêsPor esses motivos eu sigo tentando melhorar as técnicas, porque eu gosto das coisas organizadas de forma que o acesso seja facilitado e prático. Logo me identifiquei muito com esse livro, que conheci por indicação da blogueira Niina Secrets. A autora é uma jovem personal organizer japonesa muito famosa, a Marie Kondo, que desenvolveu o método KonMari.

A leitura é fácil e o método bastante simples, embora pareça subjetivo: desapegar do que não te faz feliz. Ela ensina algumas técnicas de fácil execução e repete inúmeras vezes ao longo do livro a importância de você retirar de sua casa coisas sem utilidade, que apenas ocupam espaço e atrapalham as tarefas cotidianas. Você absorve o conteúdo por osmose. 🙂 🙂

Marie Kondo

A autora e personal organizer Marie Kondo

Ela indica seguirmos a seguinte ordem para obter sucesso na organização: roupas, livros, papelada, Komono (itens diversos) e itens de valor sentimental – exatamente nessa ordem e no livro ela dá mais detalhes de como fazer. Ah, e com objetividade: nada de parar para ler cada detalhe daquele caderno da 5ª série! haha Acho justo, caso contrário a organização jamais será concluída.

Eu concordo muito com a autora quando ela menciona que nos desfazer de produtos não uteis – para nós, claro – melhora a troca de energia. Energia nova é sempre bom, principalmente para a casa.

Gostei da leitura, é clara e leve, são menos de 200 páginas onde ela conta histórias de alguns clientes para facilitar o entendimento. Obviamente, é preciso adaptar à realidade de cada família, sobretudo, porque a Marie é japonesa e eles possuem uma cultura bem diferente da nossa.

Para finalizar o que me chamou mais a atenção: ela acredita que o destralhamento reflete diretamente na vida cotidiana, profissional e emocional dos envolvidos de forma positiva. Não acredito que é possível realizar num único dia, como a Marie frisa, uma vez é preciso levar em conta a quantidade de tralha (que em algumas casas é imensa), o desgaste emocional e o tempo a ser empregado. Mais uma vez, reforço a necessidade de adaptação – sem perder o foco, hein!

Claro que não conseguirei esgotar todos os tópicos abordados no livro, indiquei os pontos que me chamaram mais a atenção. O livro é barato, paguei cerca de R$20,00 na livraria Saraiva – é da editora Sextante e classificado como autoajuda.

organização

E aí, animadas(os)  para organizar sua vida? Caso já tenha lido esse livro, compartilhe o que achou nos comentários. Muita animada para colocar em prática várias dicas, o que será em breve na casa nova – uhuul!

Um beijo e até mais! 😉

 

Anúncios

Deixe aqui sua opinião apimentada!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s