Turistando: Gameleira

Na última sexta-feira eu conheci uma árvore chamada gameleira, fiquei impressionada com a imponência e beleza. E claro, vou mostrar para vocês! 🙂

Gameleira_FPB_001

Ela sofreu com a ação do vândalos, lamentável. Só que isso não tira a beleza dela, vejam essas raízes!

Sim pimentas, eu fui conhecer uma árvore! haha Eu nunca tinha ouvido falar na gameleira, tampouco imaginava o tamanho. Estou até agora impressionada com a imensidão dela e com a sombra maravilhosa que oferece.

Gameleira_FPB_002

Eu e meus sogros lá longe, é imensa!

Divulgada como ponto turístico, a árvore fica em Nova Venécia (ES) na Área de Proteção Ambiental da Pedra do Elefante. Para ser mais específica, na base do Santuário Nossa Senhora Mãe dos Peregrinos. Possui mais de 15 metros de altura e raízes que ultrapassam 1,80 m de altura.

Gameleira_FPB_006

A gameleira por outro angulo e o pé de cacau.

Gameleira_FPB_004

Depois algumas buscas pela internet, descobri que ela pode ter mais de 100 anos de existência e que sua madeira é usada para fazer gamelas, tigelas/bacias de formato ovalado ou redondo. #flordepimentaécultura

Gameleira_FPB_007

São 14 estações, nesse padrão, onde os peregrinos fazem suas orações.

Gameleira_FPB_009

É preciso cuidado com animais peçonhentos, recomendo no mínimo tênis e calça para visitar o local em segurança. Além de atenção onde pisar!

Ainda tive a surpresa de ver de perto um filhote de camaleão, clicando no mural abaixo você pode ver uma sequência de fotos dele com as mudanças/adaptações de cor. É muito lindo! ❤

Passando por aqueles lados recomendo conhecer, fiquei cerca de 30 minutos apenas, foi realmente para matar a curiosidade e em outra oportunidade quero subir todas as estações e filmar lá de cima para vocês. Eu até tentei filmar, mas descobri que preciso melhorar muito. Mexi tanto com o celular, que quando fui assistir fiquei tonta. hahaha #vlogfail

Foi um turistando express, espero que curtam. Um beijo e até mais! 😉

Deixe aqui sua opinião apimentada!

