Outubro Rosa

É a primeira vez que escrevo algo voltado, especificamente, para a saúde da mulher. E um movimento tão importante como este precisa ser divulgado e apoiado nas mais diversas formas, né pimentas!?

Palácio Anchieta

Palácio Anchieta

O Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O laço cor de rosa simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. O movimento iniciou-se na década de 90 nos EUA, numa corrida de rua em Nova York que acontece até hoje. A primeira manifestação em apoio a esta causa no Brasil foi em 2002 e desde então monumentos “vestem-se” de rosa para lembrar a importância do diagnóstico precoce.

outubro_rosa__a14b641116

O ES vestido de rosa – Imagens do Google

Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom. 

 É importante conhecer o próprio corpo e ficar atento a alterações do tipo:

Sinais-de-cancer-de-mama

Imagem extraída do Google

Mudanças no estilo de vida como: adotar uma alimentação saudável, praticar atividades físicas, não fumar e não abusar de bebida alcoólica, dentre outras atitudes, são fundamentais para prevenir o câncer. Além é claro, da mamografia.

Entre os 35 e 40 anos deverá ser feita a primeira mamografia, que servirá de base para avaliar as condições da mama e possibilitar exames comparativos futuros. Dos 40 aos 50 anos, a freqüência da mamografia deverá ser determinada pelo médico, de acordo com a inclusão da paciente no grupo de risco e/ou com as características da mama. Após os 50 anos, todas as mulheres devem se submeter ao exame de mamografia anualmente.

Os dados foram extraídos das páginas do INCA Governo do ES e IBCC . Que fique claro, este post é informativo e não substitui as consultas com o médico de forma regular ou quando notar algo diferente.

acao_saude_cancer_mama-7

Convento da Penha – imagem extraída do Google

O corpo é nosso tempo e devemos cuidar da melhor maneira possível, até mais! 🙂

Anúncios

Deixe aqui sua opinião apimentada!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s